Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    RECEITA FEDERAL AMPLIA RETIFICAÇÃO ONLINE

    Publicado por LegisCenter
    há 14 anos
    Quem fez declaração simplificada já pode corrigir dados direto no site.

    O contribuinte que fez a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2010, ano-base 2009, usando o modelo simplificado agora pode fazer a retificadora via online, no site da Receita Federal. Segundo o Fisco, não há necessidade de instalar nenhum programa no computador. Todo o processo é realizado no próprio site. A ferramenta já está disponível para acesso, na página www.receita.fazenda.gov.br.

    Anteriormente, a retificadora online estava disponível apenas para as declarações dos anos de 2008 e 2009 e para quem optou pelo modelo de preenchimento completo. Além disso, a própria retificação completa foi ampliada e agora contém campos que antes não podiam ser corrigidos online. Os erros no documento são apontados pelo extrato da Receita, que também pode ser consultado no site.

    CAMPOS NOVOS

    No novo modelo de declaração retificadora, foram incluídos diversos campos novos, como os que se destinam a rendimentos sujeitos à tributação exclusiva, rendimentos de isentos e não tributáveis, doações para partidos políticos e dívidas e ônus reais. Coordenadora de Atendimento e Educação Fiscal, Maria Helena Cotta elogia as mudanças. "Não me lembro de nada importante que tenha ficado de fora", diz.

    De acordo com Maria Helena, mais de 7 milhões de contribuintes já entregaram a declaração 2010 retificada pelo site da Receita. A possibilidade de correção online passou a ser oferecida em julho de 2009.

    Como saber se é preciso fazer as alterações

    Para saber se é necessário retificar a declaração, o contribuinte precisa consultar o extrato da Receita Federal. Já para encontrar a versão da retificadora online, basta acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Cidadão. No sistema, é preciso criar um código, informando o CPF, a data de nascimento e o número do recibo das declarações de 2009 e 2010.

    A coordenadora Maria Helena Cotta diz que 63% dos contribuintes pegos na malha fina ano passado foram liberados pelo processo online. Ela destacou ainda que as facilidades tecnológicas reduziram o atendimento presencial nas unidades da Receita, e o tempo caiu de 45 minutos, em 2009, a 15 minutos, em 2010.

    • Publicações9017
    • Seguidores389822
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações235
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-federal-amplia-retificacao-online/2255705

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)