Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CÂMARA APROVA PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO CADE

    Publicado por LegisCenter
    há 13 anos
    Após muita negociação, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira o projeto de lei que reestrutura o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) com algumas alterações em relação ao que havia sido modificado pelo Senado.

    Apoiado pelo Palácio do Planalto, o relator da proposta, deputado Pedro Eugênio (PT-PE), rejeitou no texto a elevação do valor mínimo do faturamento anual para que as empresas sejam obrigadas a notificar ao Cade qualquer operação que resulte em ato de concentração. Os senadores, liderados por Francisco Dornelles (PP-RJ), estabeleceram esse valor em R$ 1 bilhão. Eugênio retomou o valor que havia sido aprovado pela Câmara, de R$ 400 milhões.

    Outro ponto alterado no Senado e que os deputados restabeleceram o que haviam aprovado se refere ao valor das multas aplicadas pelo Cade a empresas e acusadas de crimes contra a ordem econômica, como cartelização. Também liderados por Dornelles, o Senado diminuiu o teto de 30% para 20% do faturamento da empresa no mercado específico em que atua. Os deputados determinaram que o valor máximo deve ser mesmo de 30%.

    O Democratas também conseguiu impor três pontos no relatório aprovado ontem: a possibilidade de que a garantia judicial necessária para a empresa discutir na Justiça a punição não fosse feita apenas em dinheiro, como previa o relatório, mas também mediante outras meios a serem definidos pelo juiz; a exclusão da necessidade de que os órgãos de investigação avisem as empresas com 24 horas de antecedência que irão inspecioná-la; e a retirada da prática de exclusividade como geradora de efeito anticompetitivo - o Cade já tem consolidado esse entendimento independentemente de previsão legal.

    A nova lei antitruste vai mudar completamente os julgamentos de fusões e aquisições no Brasil. Pela lei anterior (nº 8.884), as empresas, primeiro, fazem os seus negócios e, depois, há o julgamento pelo Cade. Pelo projeto da nova lei, os negócios só vão valer se tiverem o aval do órgão antitruste.

    Por isso, o Cade vai ter que se equipar para decidir os processos a tempo. O órgão antitruste vai precisar de uma nova sede, de mais técnicos e terá de ser mais ágil para tomar decisões. O risco da nova lei é o de as empresas terem de esperar muito para terem uma resposta sobre os seus negócios.

    O presidente do Cade, Fernando Furlan, já enviou um pedido formal ao governo para tirar o órgão antitruste do "predinho" de dois andares que funciona no Setor Comercial Norte, em Brasília. O Cade vai receber mais da metade dos técnicos da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, que será extinta. Da SDE vai restar apenas o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), que será transformado numa Secretaria Nacional.

    Ao todo, o órgão antitruste calcula que vai precisar de mais 200 técnicos. A contratação desse pessoal será uma segunda etapa, após a aprovação da lei. Ela é considerada imprescindível pelo Ministério da Justiça para fazer com que as fusões tenham uma resposta rápida e as empresas possam seguir em frente com os seus negócios. Pela nova lei, o Cade terá de dar essa resposta às empresas em, no máximo, 180 dias. Hoje, há casos complexos, como a compra da Sadia pela Perdigão, que demoram até dois anos para serem julgados.

    • Publicações9017
    • Seguidores389823
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-aprova-projeto-de-reestruturacao-do-cade/2866216

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)