Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    SECA PROVOCA PERDA DE PLANTAÇÕES INTEIRAS NO RIO GRANDE DO NORTE

    Publicado por LegisCenter
    há 12 anos
    A lavoura de seis hectares do agricultor Leôncio Elias deveria está alta, mas ainda não germinou. O milho plantado no início de fevereiro ainda está do mesmo jeito debaixo da terra. "Não nasce mais. Já está perdido", lamenta. Esta é a situação dos agricultores do assentamento Quixaba, em Mossoró, no oeste do Rio Grande do Norte. Os pés de milho e feijão de uma área de dois hectares nasceram, mas para o produtor não é mais garantia de uma boa colheita. "Plantou no dia 13 fevereiro. Se tivesse chuva, deveria estar com 1,20 metro. Mas, se muito, ela está com 30 centímetros", calcula. Segundo o Sindicato da Lavoura de Mossoró, praticamente todas as 130 comunidades e assentamentos do município, que dependem da chuva para o plantio, estão com a safra perdida. A estação invernosa não apareceu no semi-árido do Rio Grande do Norte. Este ano, as chuvas estão abaixo da média. Pelo levantamento da Estação de Meteorologia da Universidade Federal do Semi-Árido, de janeiro até agora no final de março choveu pouco mais de 110 milímetros na região de Mossoró. A média para o período é de 320 milímetros. "O que está provocando isso é a falta de aquecimento das águas do Oceano Atlântico. Nossas chuvas aqui se originam no Oceano Atlântico sul, na costa do Ceará e do Rio Grande do Norte. Água está fria. Para haver chuva a água tem que aquecer, evaporar, formar nuvens e, consequentemente, as chuvas. Nós deveremos ter mais chuva em abril do que aconteceu no mês de março. Mas eu diria que o período chuvoso desse ano já está comprometido", diz o meteorologista José Espínola.
    • Publicações9017
    • Seguidores389822
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seca-provoca-perda-de-plantacoes-inteiras-no-rio-grande-do-norte/3073773

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)