Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    BANCADA DO RIO DEFENDE ICMS NA ORIGEM SOBRE PETRÓLEO

    Publicado por LegisCenter
    há 14 anos
    Após a esmagadora derrota no Congresso com a aprovação da Emenda Ibsen, que redistribui os royalties do petróleo da camada pré-sal entre todos os Estados, a bancada do Rio de Janeiro articula uma revanche: o Senado retoma hoje a análise de um projeto que altera a Constituição para permitir a cobrança, na origem, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a produção de petróleo e de energia elétrica.

    A pedido do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) promove uma audiência pública para discutir o tema. O presidente da comissão técnica do ICMS, André Luiz de Paiva Filho, representará o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado. Completam o time de debatedores o secretário de Fazenda de São Paulo, Mauro Ricardo Costa, e o economista José Roberto Afonso.

    De autoria do senador Paulo Duque (PMDB-RJ), a proposta de emenda à Constituição 20/2007 ajusta o texto constitucional para que o ICMS sobre as operações de petróleo e derivados (gasolina, lubrificantes, gás) e energia elétrica seja arrecadado pelos Estados produtores. Pela regra em vigor, a receita desses produtos vai para os Estados onde ocorrer o consumo.

    A proposta "elimina a discriminação contra os Estados produtores de petróleo e derivados e de energia vigente desde a Constituição de 1988", diz o relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que apresentou parecer favorável. Responsável por 83% do petróleo do País, o Rio perde mais de R$ 10 bilhões por ano de ICMS sobre o insumo. No caso do imposto sobre exportação de energia, estima-se que Pará e Paraná deixem de arrecadar, anualmente, quase R$ 1 bilhão de ICMS, pela produção das usinas de Tucuruí e Itaipu. "Esse valor será muito maior depois da construção da Hidrelétrica de Belo Monte", alerta o senador paraense. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    • Publicações9017
    • Seguidores389822
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bancada-do-rio-defende-icms-na-origem-sobre-petroleo/2260142

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)