Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA DEVE CHEGAR A 34,68% DO PIB NESTE ANO

    Publicado por LegisCenter
    há 14 anos
    A arrecadação tributária deve atingir 34,68% do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano, atingindo o nível de 2008, quando ela foi de 34,42%.

    A estimativa, que indica a carga tributária brasileira (arrecadação de tributos sobre o PIB), foi elaborada pelo mestre em finanças públicas pela FGV (Fundação Getulio Vargas), Amir Khair, que projetou os ganhos do Governo em suas três esferas: federal, estadual e municipal. A metodologia adotada para o cálculo da carga tributária é da Receita Federal.

    A estimativa para este ano mostra uma elevação de 1 ponto percentual frente ao ano passado, quando a carga tributária foi de 33,67%.

    Motivos Neste ano, contribuem para a elevação da carga tributária a redução das compensações e das desonerações que vigoraram no ano passado - como o desconto do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros - e a diminuição da sonegação e da inadimplência.

    A melhora das condições da economia também influencia o resultado de 2010. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), comparando o período de dezembro do ano passado a abril deste ano, houve crescimento da produção industrial (18,2%), da venda de bens (16,9%) e da massa salarial (10%).

    Esses itens influenciam respectivamente a arrecadação do IPI, do PIS/Cofins e da contribuição previdenciária.

    Cada tributo Os tributos que devem alavancar o crescimento da arrecadação neste ano são a Cide - Combustíveis, com alta de mais de três vezes, e o IPI de automóveis, com alta de 264,9%, provocada pelo fato de, no ano passado, o governo ter aberto mão desta arrecadação.

    Vale destacar também o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que deve ter aumento de 40,2%.

    • Publicações9017
    • Seguidores389819
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arrecadacao-tributaria-deve-chegar-a-34-68-do-pib-neste-ano/2279164

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)