CÂMARA ANALISA PROJETO QUE FACILITA EMISSÃO DE ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO
A proposta estabelece uma licença preliminar de funcionamento e o prazo de 30 dias para a prefeitura analisar o pedido de regularização da atividade.
Essa licença dará um prazo de seis meses para o comerciante obter os documentos necessários para o efetivo alvará de funcionamento. Esta permissão poderá ser prorrogada por mais seis meses.
"Na maioria das vezes, sempre falta um documento a ser emitido pelo Poder Público. A ideia é que as pessoas tenham um tempo hábil neste período, para buscar o que for necessário", afirma o vereador Dalton Silvano (PSDB).
Desde 1995, a Câmara já apresentou 62 projetos de lei sobre o assunto. Pensando nisso, o Legislativo reuniu todos em uma única proposta, que já foi aprovada em primeira discussão.
Atestado de segurança
O projeto prevê ainda que haverá transferência de responsabilidade do atestado de segurança da prefeitura para o engenheiro ou arquiteto contratado pelo empresário. Dessa maneira, não será necessário esperar pelo Executivo para conseguir o documento.
O secretário das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, afirma que, atualmente, é muito difícil ter o alvará corretamente em São Paulo. Ele acrescenta que o tempo mínimo para conseguir todas as documentações necessárias é de seis meses. "Pode levar até dois anos para se conseguir alvará e isso é um absurdo na maior cidade da América Latina", diz, conforme publicado pelo site da Câmara Municipal.
Outras propostas
Na audiência, também foram apresentadas outras propostas, como a análise on-line, que possibilitaria que a empresa realizasse uma consulta prévia pela internet para verificar se em determinado local há problemas em abrir um negócio.
"Fizemos um diagnóstico e descobrimos, por exemplo, que temos um distrito inteiro, como Perus, que não há como se regularizar nada", finaliza o vereador Paulo Frange (PTB).
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