Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    REDUÇÃO DE IMPOSTO SOBRE BEBIDA DÁ COMPETITIVIDADE AO CEARÁ

    Publicado por LegisCenter
    há 13 anos
    A redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para 13 setores da economia local volta hoje à pauta da Assembleia Legislativa. O ex-secretário da Fazenda (Sefaz) e deputado Mauro Filho (PSB) deve subir à tribuna para fazer pronunciamento detalhando a matéria e seus objetivos.

    Cinco setores teriam redução do ICMS para 12%. São produtos importados e vendidos para fora do Ceará. Nove setores teriam redução da alíquota de varejo. O setor de pneus é beneficiado nas duas modalidades.

    Um dos setores de importação é o de bebida quente - uísque, vinho, cidra, vodka e o aperitivo Campari. Mauro diz que a redução é apenas para importação do produto e venda para fora do Ceará. A redução não permite a venda no próprio Estado.

    Mauro explica que as bebidas importadas têm distribuição e venda no Brasil centralizadas em poucos estados onde o ICMS é mais baixo. A ideia do Ceará com a redução é ganhar competitividade e atrair distribuidores.

    O POVO apurou que Santa Catarina, Pernambuco, São Paulo e Espírito Santo têm ICMS menor e mais competitivo, centralizando distribuição e venda das bebidas no Brasil. A redução no Ceará deve gerar cerca de mil empregos e uma arrecadação de pelo menos R$ 15 milhões ao ano.

    Mauro nega que a redução eleve o consumo de bebidas no Ceará ou aumente o número de acidentes de trânsito. Ele reitera que a redução é somente para venda a outros estados. Além disso, não beneficia cachaça e cerveja. "Os causadores de acidentes, em 98%, são cerveja e cachaça. E nem cerveja nem cachaça estão contempladas. A equiparação de alíquota (com outros estados) só será alcançada pelo distribuidores".

    Europa e América

    O Ceará quer atrair distribuidores de bebidas importadas a partir da redução do ICMS, mas deve ter ainda mais vantagens. A proximidade do Estado em relação à Europa e à América do Norte também pode ser positiva para o Ceará após a medida, como reconhece o ex-titular da Sefaz.

    Nos estados concorrentes, o ICMS sobre as bebidas importadas oscila de 3% a 7%. Uma fonte ligada ao Palácio Iracema, em contato com a reportagem, reconheceu que o Ceará "tem que criar coragem" para também reduzir a 7% futuramente.

    ENTENDA A NOTÍCIA

    A redução de imposto sobre a importação de bebidas alcoólicas deve atrair distribuidores ao Ceará e, assim, gerar empregos e arrecadação. O benefício é somente para importação e venda para fora do Estado.

    • Publicações9017
    • Seguidores389822
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações479
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reducao-de-imposto-sobre-bebida-da-competitividade-ao-ceara/2478375

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)