Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    JUROS DO CHEQUE ESPECIAL E EMPRÉSTIMO PESSOAL CAEM EM 2010, APONTA PROCON

    Publicado por LegisCenter
    há 13 anos
    As taxas de juros do empréstimo pessoal e cheque especial apresentaram queda em 2010, segundo levantamento do Procon-SP divulgado nesta segunda-feira. No cheque especial houve decréscimo de 0,05 p.p. (ponto percentual), enquanto no empréstimo pessoal o recuo foi de 0,23 p.p..

    O levantamento, que até junho envolveu dez instituições financeiras e fechou o ano com sete (devido a fusões entre as instituições), mostra estabilidade nas duas modalidades pesquisadas, especialmente nos primeiros quatro meses do ano. O Procon-SP ressalta que até agosto os movimentos foram parecidos, com altas pouco expressivas, acentuando-se um pouco no mês de julho. Apesar da relativa estabilidade, a partir de setembro o empréstimo pessoal apresentou maior tendência de queda, se comparado ao cheque especial. O comportamento das taxas de juros acompanhou o movimento da taxa básica da economia (Selic).

    CHEQUE ESPECIAL

    O cheque especial teve taxa média de 8,88% ao mês, indicando um decréscimo de 0,05 ponto percentual em relação à taxa média de 2009, que era de 8,93% ao mês. No início do ano a média, entre os dez bancos pesquisados, era de 8,79%, mas o período finalizou com uma taxa de 9,12% ao mês, registrando variação positiva de 3,75%.

    O banco que apresentou a maior taxa média anual de cheque especial foi o Banco Safra, com 12,3% a.m.; a menor taxa foi praticada pela Caixa Econômica Federal,com 7,02% a.m.; uma diferença de 5,28 pontos percentuais, que representa uma variação de 75,21%.

    EMPRÉSTIMO PESSOAL

    A taxa média do empréstimo pessoal ficou em 5,26% ao mês, indicando um decréscimo de 0,23 ponto percentual em relação à taxa média de 2009, que era de 5,49% ao mês. O ano iniciou com uma taxa média, entre os dez bancos pesquisados, de 5,17% e finalizou com uma taxa de 5,27% ao mês, alta de 1,93%.

    O banco que apresentou a maior taxa média anual de empréstimo pessoal foi o Itaú, com 5,92% a.m.; a menor taxa média foi a da Nossa Caixa, no entanto não será considerada para efeito de comparação, tendo em vista a incorporação pelo Banco do Brasil em julho. Assim, o Procon-SP considera a Caixa Econômica Federal o banco que apresentou a menor taxa média anual de empréstimo pessoal, de 4,65% a.m..

    Na comparação entre a maior e menor taxa média anual de 2010 constata-se uma diferença de 1,27 p.p., que representa uma variação de 27,31%.

    RECOMENDAÇÃO AO CONSUMIDOR

    A orientação do órgão de defesa do consumidor é para que o consumidor redobre a atenção e procure "não se endividar com financiamentos desnecessários, especialmente aqueles já disponibilizados na conta e de fácil contratação". Segundo o Procon-SP, as contratações de empréstimos no caixa eletrônico, pela internet ou pelo telefone -- sem o intermédio direto de um agente -- cresce de forma robusta no país, mas essas facilidades podem comprometer seriamente o orçamento familiar.

    Dados do Banco Central mostram que a dívida do brasileiro no cheque especial aumentou nos primeiros nove meses. O cheque especial é uma linha que disponibiliza crédito ao correntista, automaticamente, sempre que sua conta estiver sem fundos disponíveis, no limite e condições do contrato. As taxas são vinculadas ao juro praticado no mercado de curtíssimo prazo. "Ao emprestar o dinheiro para o cliente, o banco não conta com nenhuma garantia e, portanto, as taxas são altíssimas", ressalta o Procon-SP.

    • Publicações9017
    • Seguidores389822
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juros-do-cheque-especial-e-emprestimo-pessoal-caem-em-2010-aponta-procon/2521470

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)