Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    REVISÃO DA LEI DE FALÊNCIAS ENTRA NA PAUTA DOS EMPRESÁRIOS

    Publicado por LegisCenter
    há 13 anos
    Em discussão no Congresso Nacional estão propostas para incluir débitos tributários e bancários entre os que podem ser renegociados em processos de recuperação judicial.

    A revisão da Lei nº 11.101, conhecida por Lei de Recuperação de Empresas e Falências, é um dos temas em pauta no Congresso Nacional que mais desperta o interesse de empresários e executivos no topo da pirâmide Em vigor desde 2005, a lei teve o mérito de reduzir substancialmente o número de falências decretadas, de 1.977 em 2006, para 732 em 2010.

    E criou condições para que inúmeras atividades empresariais fossem mantidas, assim como os empregos relacionados a elas, ao proporcionar um caminho legal para companhias em crise financeira renegociarem suas dívidas junto aos credores.

    Desde que entrou em vigor até o final do ano passado, um total de 1.988 empresas requereu processos de recuperação judicial e 439 tiveram seus pedidos atendidos pela Justiça. Os dados são da Serasa Experian.

    "O número seria bem maior se a legislação fosse mais abrangente em relação aos débitos que podem ser renegociados e mais flexível em relação às condições de parcelamento destes débitos", diz Juliana Bumachar, do escritório Bumachar Advogados, especializado em recuperação judicial e falências.

    O momento para o aperfeiçoamento da lei, na opinião de Bumachar, não poderia ser mais adequado. Inflação em alta, crédito mais caro e um câmbio que favorece importações já faz com que muitos empresários consultem a banca Bumachar sobre os procedimentos para a recuperação judicial. "Nossa percepção é de que 2011 será um ano de muitas solicitações", diz a advogada.

    Passivos tributários

    Entre os projetos para alterar a Lei 11.101 em debate no Congresso, aquele que tem o poder de gerar maior impacto é a proposta de incluir os passivos tributários entre os passíveis de renegociação em processos de recuperação judicial. A ideia é que se adote uma política especial de parcelamento para estes débitos.

    "Hoje, muitas empresas não recorrem ao processo de recuperação judicial porque não tem como pagar o passivo tributário e ficam receosas de terem suas falências decretadas caso provoquem a Justiça", diz Bumachar.

    Como relata Ruy Coppola Junior, do escritório Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa, "até um leigo sabe que, diante de dificuldades econômicas, entre pagar um funcionário e pagar tributos em dia, os empresários optam pelo primeiro, de forma a continuar produzindo".

    O problema é que esta realidade não está traduzida na legislação que determina que, para ter sua recuperação judicial concedida, o empresário deve apresentar certidão negativa em relação aos débitos tributários. "Já há muitas decisões judiciais dispensando os empresários de apresentar certidão negativa, mas é necessária uma regulamentação por legislação específica", diz.

    Outra proposta em discussão no Congresso refere-se aos passivos bancários. As instituições financeiras retêm os recebíveis das empresas, como a fatura do cartão de crédito, como garantia de empréstimos realizados.

    Alguns tribunais entendem que estes recursos comprometidos com o banco não podem ser submetidos ao processo de recuperação judicial. "Os bancos tornam-se assim credores privilegiados em detrimento de outros fornecedores", diz Bumachar.

    Dívidas trabalhistas

    A legislação determina que dívidas trabalhistas devem ser privilegiadas nos processos de recuperação judicial, e todos os débitos trabalhistas devem ser pagos em um prazo de um ano. Este é outro tema em discussão.

    "O trabalhador deve ser o primeiro a receber. Mas por que não estender o prazo de um ano, que muitas vezes é curto para uma empresa em dificuldades, quando há acordo entre as partes?", questiona a advogada.

    • Publicações9017
    • Seguidores389822
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações314
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/revisao-da-lei-de-falencias-entra-na-pauta-dos-empresarios/2648484

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)