Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    EXPORTADOR TERÁ PRIORIDADE NA ALFÂNDEGA

    Publicado por LegisCenter
    há 13 anos
    O governo federal deve instituir ainda neste semestre um novo programa para beneficiar as empresas exportadoras. O novo modelo certificará companhias com um selo especial para que tenham prioridade no despacho de mercadorias em portos, aeroportos e fronteiras.

    O objetivo é reverter, ao menos em parte, elevados custos logísticos alfandegários; reduzir a fila de espera para jogar produtos no mercado global e aumentar a competitividade do setor. O programa OEA (Operador Econômico Autorizado) é um "fast track", ou atalho, para agilizar o desembaraço de produtos. Na prática, simplifica e reduz as etapas de fiscalização de cargas.

    As empresas voluntárias terão o carimbo de "confiáveis", devendo estar em dia com seus compromissos fiscais e assegurar controle interno contra fraudes. As novas regras entrarão em vigor assim que Dilma Rousseff der seu aval a uma norma da Receita sobre o tema, atualmente em fase de finalização.

    Entre as novidades em estudo está a habilitação de empresas de médio porte no programa, sob critérios mais leves e mais baratos a serem definidos. Hoje, não há modalidade que facilite a vida de companhias menores.

    As empresas que não aderirem ao OEA caem fatalmente no tradicional pente-fino da Receita Federal, o chamado "canal vermelho"-vistoria física e documental das cargas. O procedimento demora a liberação de carregamentos e encarece os custos.

    O novo sistema do governo também permitirá o reconhecimento mútuo de selo especial lá fora. O Brasil pode firmar acordos para montar uma rede de "empresas confiáveis" com os Estados Unidos, que operam o mesmo modelo. Ou seja, quem possuir a certificação será beneficiado com rituais menos pesados de fiscalização também em países parceiros.

    Eis as alternativas do "fast track": prioridade na inspeção de cargas; embarque antecipado de produtos; apresentação de documentos simplificados; menor número de inspeções físicas.

    Hoje, a Receita já aplica a chamada Linha Azul, um programa mais restrito que o OEA, destinado apenas às grandes operadoras são habilitadas. Têm custos altos de operação e não podem atuar com outros países.

    QUESTÃO DE HORAS

    Atualmente, as empresas cumprem de cinco a seis etapas para liberar seus produtos. Com o selo especial, podem reduzir esse trajeto à menos da metade. Com a certificação, o despacho na alfândega pode durar poucas horas; no modelo tradicional não raro demora cinco dias.

    O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior faz as costuras políticas das mudanças. O Executivo pretende aplicar punições rígidas e multas pesadas para a certificada que cometer irregularidades.

    MUDANÇAS NAS EXPORTAÇÕES

    O QUE O GOVERNO FARÁ?

    Certificar empresas para que possam exportar e importar mais facilmente

    COMO FUNCIONA?

    Empresas com o selo "operador econômico autorizado" terão prioridade máxima no despacho de cargas na alfândega

    OBJETIVO

    Reduzir custo com logística e armazenamento; dar maior competitividade a empresas brasileiras

    VANTAGENS

    Atendimento rápido; menor inspeção física da carga; autorização de embarque antecipado; declarações e documentos simplificados; reconhecimento do certificado em países parceiros

    COMO É HOJE?

    Empresa pode passar na malha fina da Receita, tendo toda a carga averiguada, ou acelerar o despacho via Linha Azul, sistema menos burocrático, mas de alcance reduzido. O percurso tradicional pode levar dias.

    • Publicações9017
    • Seguidores389823
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exportador-tera-prioridade-na-alfandega/2677332

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)